O Carrossel Popular é um texto da minha lavra sazonal, que venho repetindo por diferentes palavras há várias legislaturas, sempre que se aproxima a estação eleitoral, em particular a autárquica, que chega lá para o Outono, depois de uma Primavera algo fria e da letargia de um Verão que se prefigura pouco quente. Quanto a O Dinheiro como Finalidade, trata-se de um texto circunstante e datado, mundano portanto, sobre o discurso ministerial dos 100 mil euros sacrossantos. Dele hão-de restar poucas lições para o futuro, além porventura da necessidade de revisitarmos Voltaire, o grande iluminista europeu! Boas leituras!
"O irritante" - visite e subscreva o canal de vídeopoemas técnicos deste "sujeito passivo" no YouTube em: https://www.youtube.com/@ValdemarRodrigues-zd2uf
domingo, 19 de maio de 2013
terça-feira, 14 de maio de 2013
Geotecnia ambiental: um contributo indispensável para a sustentabilidade ambiental.
Deixo aqui a apresentação que tive o prazer de fazer hoje, dia 14 de Maio de 2013, durante a Mesa Redonda sobre "Promover a discussão no domínio da Geotecnia Ambiental
contribuindo para a sustentabilidade do ambiente", cujo programa pode ser descarregado aqui, organizada pela CPGA - Comissão Portuguesa de Geotecnia Ambiental, que teve lugar no Centro de Congressos do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC).
Dediquei este meu modesto contributo ao meu professor de Solos e de Poluição do Solo (e também de Climatologia) António Guerra Réfega, ilustre agrónomo falecido em 2005, com quem aprendi, na FCT/UNL nos idos de 80 do passado século, durante a minha licenciatura em Engenharia do Ambiente, que o solo é um corpo vivo e que a sua protecção é tão necessária quanto a protecção dos ecossistemas e das espécies ameaçadas. Graças também a ele, esta percepção é hoje muito mais generalizada, e tecnicamente bem guarnecida. Um agradecimento pelo convite da CPGA (a colaboração é para continuar) e as minhas felicitações pelas excelentes iniciativas já realizadas e previstas, cujos frutos hão-de render a Portugal mais sustentabnilidade ambiental e melhor protecção desses recursos tão valiosos e tão ameaçados que são os solos e as águas subterrâneas.
A referência é:
Rodrigues, V.J. (2013) - Geotecnia ambiental: Um contributo indispensável com vista à sustentabilidade ambiental. 2ª Mesa Redonda sobre Geotecnia Ambiental, CPGA (org), LNEC, Lisboa.