domingo, 28 de abril de 2013

Breve Apontamento sobre os 20 Anos de Engenharia do Ambiente da ULHT

Para todos aqueles que gostavam de saber um pouco mais sobre a história do curso de Engenharia do Ambiente da ULHT, que tenho a honra de coordenar desde Outubro de 2009, aqui fica um breve apontamento que fiz para as comemorações dos 20 anos de Engenharia do Ambiente da ULHT. Haveria porventura muito mais a dizer, entre nomes e factos do maior relevo para o curso e para a instituição. Porém trata-se de uma sinopse, feita por alguém que somente a partir do ano lectivo de 1998/99 teve contacto directo com o curso, enquanto docente convidado pela Profª Benilde Mendes e pelo Prof. Santos Oliveira para substituir os professores das disciplinas de Auditorias Ambientais (Prof. Engº Manuel Pinheiro) e de Ética e Conservação da Natureza (Prof. Almeida Fernandes), ambos à época de saída da Universidade Lusófona. Como sempre, agradeço as vossas sugestões e/ou comentários visando o melhoramento do texto. Um abraço para todos e até sempre!

sábado, 27 de abril de 2013

Conferência Comemorativa dos 20 Anos de Engenharia do Ambiente na Lusófona

Dia 2 de Maio, a partir das 09:00, no Auditório Armando Guebuza da ULHT (Edifício da Biblioteca Vitor de Sá), ao Campo Grande (Lisboa), tem lugar a Conferência Comemorativa dos 20 Anos de Engenharia do Ambiente na Lusófona. A entrada é livre, eventualmente sujeita à disponibilidade de lugares sentados no auditório. Participem e, por favor, divulguem!



(carregue sobre a imagem para ampliar)

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Ensaio sobre o movimento decrescimentista/ Essay on degrowthism

Fica aqui a versão draft do meu ensaio sobre o (renascido) movimento do decrescimentismo, para os eventuais interessados no assunto. Como sempre, agradece-se a justa referência a quem teve o trabalho de o escrever, após intensa pesquisa:
 
Here is a draft version of my working paper on degrowthism for those interested in the subject.  As always, I acknowledge proper citation of this work in progress:
 
Rodrigues, V.J. (2012) - A critique of degrowthism. Proceed. of the Int. Congress LIC'12, Porto, Portugal, 8-10 Nov. 2012

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Textos Não Técnicos... Para Descomprimir um Pouco a Cabeça...

Imagem picada aqui
 
Mais dois textos "não técnicos" que deixo aqui para quem quiser ler quando estiver, por exemplo, cansado de estudar história, matemática ou física. A mim faz-me sempre bem escrevê-los; espero que alguém também possa beneficiar alguma coisa em poder lê-los. Os textos, ambos escritos durante a 3ª Lua de Abril de 2013 (um magnífico Quarto Crescente!), são:
 
 
 
Boas leituras e continuação de boa Primavera!

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Uma Vénia para Gonçalo Ribeiro Telles, e outra para o saudoso António Viana Barreto



Uma Vénia para Gonçalo Ribeiro Telles, e outra, sempre, para o meu querido amigo Arqtº e Engº Silvicultor António Viana Barreto, falecido em 2012, outrora seu vizinho de atelier: dois grandes nomes da arquitectura paisagista portuguesa e mundial. Do segundo recebi, além da amizade pessoal ao longo de todos estes anos, o meu primeiro cheque... ainda andava a terminar a licenciatura (foi pela minha contribuição para o Estudo de Impacte ambiental do troço Palmela-Marateca da Auto-Estrada A2...corria o ano de 1991-92). Ele pensava que eu sabia alguma coisa, mas enganou-se redondamente: foi ele que me ensinou imenso ao longo dos anos e dos vários projectos em que me envolveu e em que conjuntamente trabalhámos (na sua empresa PEV - Projectos de Espaços Verdes, Lda.). Não me conhecia de lado nenhum: cheguei a ele através de um amigo de ambos, também engenheiro do ambiente, e a amizade entre nós manteve-se até ao fim da sua vida. Jamais esquecerei as suas lições de técnico e de Homem. Tal como jamais esquecerei a sua honestidade, nobreza de carácter e verticalidade.  Já o disse mais do que uma vez, aqui e alhures, mas não me canso de o repetir. Apenas lamento que certas forças "progressistas" do nosso país não lhe tenham dado a atenção e a estima que merecia. Tal como lamento, porque sou de Alcobaça, a incompreensível desatenção, para não dizer outra coisa, das entidades públicas, designadamente locais, face ao espólio científico e cultural de Joaquim Vieira Natividade, do qual António Viana Barreto era uma excelente testemunha. 
 
De Gonçalo Ribeiro Telles sei - para além daquilo que é público e notório em relação à sua figura - que teve um contributo notável na redacção da Lei de Bases do Ambiente portuguesa, de 1987, onde se bateu para que a luz fosse também considerada um valor ambiental das cidades (o ensombramento causado pelas amálgamas de edifícios representava, para Gonçalo, também uma forma de poluição), o que veio resto a acontecer, tendo a nossa lei de bases sido considerada por muitos juristas à época como uma das leis mais avançadas e inovadoras a nível mundial. Sei também o que Viana Barreto dizia do seu colega de profissão e vizinho de atelier, no prédio da Avª Duque de Loulé (à esquina com a Rua Bernardo Lima), e que era bem revelador do carácter de mais um grande Homem, um grande português e um grande patriota. Parabém pois a ambos, no caso de António Viana Barreto um parabéns póstumo, e que a História merecidamente os possa inscrever nas suas páginas maiores.