quarta-feira, 30 de março de 2011

Conferência do Professor João Alveirinho Dias, dia 11 de Abril de 2011, pelas 18:30, na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Lisboa

Passado Presente e Futuro do Litoral: Forçantes Naturais e Antrópicas
Universidade Lusófona
Lisboa, 11 de Abril de 2011, Auditório S.011, pelas 18:30

Conferencista: Professor Doutor João M. Alveirinho Dias

Investigador do CIMA (Centro de Investigação Marinha e Ambiental); Investigador convidado do CNPq (Brasil); Professor visitante da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Professor aposentado da Universidade do Algarve; Editor executivo da Revista de Gestão Costeira Integrada / Journal of Integrated Coastal Zone Management.
  
RESUMO
 A situação actual em muitos trechos costeiros é extremamente preocupante, designadamente porque muitas áreas muito vulneráveis foram sujeitas a intensa ocupação. Como é que se chegou a esta situação que exige investimentos cada vez maiores em acções de protecção? Só percebendo o funcionamento básico da dinâmica costeira e tendo uma perspectiva histórica dos processos de ocupação do litoral é que se pode perceber como é que tal foi possível. E agora, o que se pode fazer? Será que a gestão costeira actual é a mais adequada? E o que se perspectiva no Futuro? Quais os principais riscos a que as zonas costeiras estão sujeitas? A resolução destes problemas é competência dos governos, da sociedade em geral ou de cada um dos cidadãos? É ou não lícito, numa perspectiva de sustentabilidade, explorarmos intensamente as zonas costeiras? Qual deverá ser a nossa postura perante os desafios / oportunidades que se esboçam no Futuro próximo?

(carregar sobre a imagem para ver mais informações sobre a actividade científica do Prof. Doutor João Alveirinho Dias)

No próximo dia 11 de Abril, pelas 18:30 horas, o Professor João Alveirinho Dias, eminente especialista português em Dinâmica Sedimentar e Gestão Costeira irá, no âmbito da disciplina de Gestão e Ordenamento Costeiro do Mestrado em Engenharia do Ambiente da nossa Universidade, proferir uma Conferência  no Auditório S.0.11, para a qual exorto todos os professores e estudantes de Engenharia do Ambiente e não só (por exemplo os estudantes de Engª Civil também não deveriam perder esta oportunidade...) a estarem presentes. O Prof. Alveirinho Dias, que bem conheço pois tive a honra de o ter como Professor no Curso de Mestrado que concluí no IST, em 1997, na área da Ecologia, Gestão e Modelação dos Recursos Marinhos, é uma daquelas personalidades que importa ouvir, pois fala da natureza com grande conhecimento e com imensa paixão. Eu lá estarei com certeza para lhe dar o meu abraço, e o meu muito obrigado por ter aceite o convite que lhe foi endereçado!

(Ria Formosa - carregue sobre a imagem para ampliar)