sexta-feira, 29 de maio de 2009

Conversas Públicas sobre Ambiente, em Alcobaça, no próximo dia 2 de Junho

O meu amigo e ex-professor de Matemática na ETA (era assim que então se chamava - Escola Técnica de Alcobaça - a Escola D. Inês de Castro) Rogério Raimundo, persistente e incansável candidato a Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça pela CDU, convidou-me a perorar sobre Ambiente e sustentabilidade nas 1as. Conversas Públicas promovidas pela sua candidatura em Alcobaça. Conheço bem o seu trabalho em prol de Alcobaça, que vem desde há muto desenvolvendo; respeito além disso o seu carácter, a sua honestidade e a força que coloca em unir todo o concelho. Aceitei pois de imediato o desfio, independentemente da cor partidária que o promove. O Rogério sabe como eu sou crítico da ideologia do seu partido, que acima de tudo respeito pela coerência e combatividade. Mas sabe também o quanto me importam o nosso país e a nossa terra, actualmente a atravessar uma grave crise de moral e de esperança, para além da crise económica que todos reconhecem. Há prioridades, e a ideologia não é com certeza agora uma delas.

O tema que me propus desenvolver é o seguinte:

Integração de políticas a nível local tendo em vista a sustentabilidade
a) educação para a sustentabilidade: promover a integração evitando a "dominação";
b) cultura e sustentabilidade: o caso de Alcobaça;
c) bem-estar pessoal e colectivo, economia e sustentabilidade;
d) o indispensável triângulo sustentabilidade/democracia/justiça;
e) Agenda 21 Local para Alcobaça: uma tentativa de esboço.

Sem comentários: