quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

A ciência (política) do nutricionismo

Perante isto, escrevi:

Mas o sal é todo igual? Não haverá eventualmente sais menos maus para a saúde do que outros sais? Ou sais que em determinadas circunstâncias pessoais, fazem mais falta do que outros? Porque não perguntar e dar a conhecer essas coisas tão úteis quanto interessantes sobre os sais, por exemplo? Será o "nutricionismo" uma espécie de doutrina filosófica ou religiosa anti-sal, anti-açucar e anti o mais que se verá?

Ao que o atento Fernando Roc respondeu:

Foi ali dito que o consumo exagerado de sódio, que é retentor de líquidos, por conseguinte aumenta a volémia sanguínea e com ela a tensão arterial. Sabe alguma coisa de Fisiologia, Cardiologia, Nefrologia para emitir opinião? Sabe os mecanismos de regulação da tensão arterial que o organismo dispõe? Parece-me que não....mas tem de vir dar uma opinião descontextualizada e fazer figura de ignorante! Haja paciência...O contexto aqui é sobre o cloreto de sódio, vulgo sal comum e os seus efeitos sobre a saúde das populações. Acabou de ler que há cerca de 1/3 de portugueses hipertensos, muitos deles em situação de descontrolo da tensão arterial, muitos deles sobrecarregados em despesas de famárcia para a ter controlada, e muitos deles internados após avcs, enfartes do miocárdio e insuficiências renais, que custam aos contribuintes portugueses milhões de euros anuais. E não é o custo que está em causa, é a prevenção e a qualidade de vida destas e de outras pessoas que está em discussão. Acha que não é motivo suficiente de abordagem para reeducação alimentar? Acha que isto é alguma descoberta científica do momento...há décadas que a classe médica, a OMS, a DGS têm estas recomendações, mas o povinho acha que sabe mais.

E ao que eu me vi forçado a responder,

As ciências que menciona são anteriores à ciência do nutricionismo, pelo que acharia mais normal serem médicos a tratar do assunto, até por ser a saúde humana o que está em causa. Mas adiante. Em nenhum lugar do texto se menciona especificamente o cloreto de sódio (NaCl), um dos muitos sais que existem, inclusive de Sódio, como saberá decerto, pois admito que tenha suficientes conhecimentos de ciência química. Achou o que eu disse inapropriado? Acha por exemplo que o brometo ou o iodeto de sódio não são importantes para a saúde humana e para o bom funcionamento do organismo humano? Se acha, então apresente as evidências científicas. Perante elas calar-me-ei de imediato, além de que reconhecerei que tem razão. Eu reconheço que nem sempre a tenho. Boa tarde e passe bem.

Ao que Fernando Roc por sua vez respondeu.... 





Custa, de facto, ser assim. A coisa não é mesmo para todos... 

 

Sem comentários: