segunda-feira, 20 de maio de 2019

Dos "simples" do reyno dos CEO's; dos "gajos porreiros" do governo da "paróquia" que até emprestam o "catrapilo" da junta aos fregueses, com motorista incluído, para "darem um jeitinho lá à serventia"

O "catrapilo" da junta

A coisa é crónica e bem romana... e dá azo a que os "homens bons" e "gajos porreiros" não se possam mais tarde acusar de serem gentinha acostumada a dizer, por exemplo: "Ó Serafim, se puderes vai-me à cuprativa (com a carrinha da junta) e traz-me de lá 10 sacos de adubo pra mim... " ou "Ó Ermelina (que és funcionária da junta), quando puderes há-des ver-me aí como é do meu IRS,,,"

(... note-se que a escola histórica não pode ensinar isto... pois perguntar é algo que "enerva" os mercados e os "donos dito tudo" que lhe pagam os "projetos", lhe dão espaço mediático de propaganda e genericamente a sustentam... pelo que estes ensinamentos que eu dou aqui, graciosamente e por verdadeiro altruísmo humano, são muito valiosos...)

Ora, dizia,

O mal, como a erva daninha, começa sempre em baixo, na "paróquia" e seus "fregueses", "gentinha muito simples" e muito "humilde", dirigente das colectividades e outras associações "paroquiais" visando ao bem de "todos nózes".... À medida que a "coisa" vai "subindo" vai crescendo também; segue para as listas da "avariação municipal" até à "respetiva" presidência; desta parte rumo às distritais partidárias; destas até às "respetivas" comissões e conselhos nacionais; destes até à nacional deputação e ao "desgoverno republicano"; entretanto vai assumindo posições honorárias ou eméritas em conselhos não executivos de bancos, IPSS's e outras associações e fundações "do Bem" (pelo caminho, manda a velha tradição monárquica que  a "república" lhe dê as inevitáveis prebendas & comendas), de modos que, quando chega aos locais de "desgoverno" da UE, comissariais e deputais nomeadamente, e destes passa para as administrações dos órgãos "supranacionais" tipo OCDE, FMI, Banco Central Europeu, Eurostat, etc. etc., etc., ou sobe daí até às divinas esferas do "G8", "G20", Goldman Sachs, etc. ou então corre o risco de dar um enorme trambolhão... A coisa já não tem outra solução... E veja-se como tudo começou em "baixo", na "paróquia" de gentinha "humilde, hunesta e muito simplezinha", gentinha obediente ao "pai que está no CEO mais próximo", e que sabe sempre mais da "coisa" do que ela, dessa "coisa" para a qual ela tão devota e esforçadamente "trabalha"... sem nunca saber ao certo o que seja... até porque fica mal fazer muitas perguntas, algo que dá "força" às "oposições más" que são sempre os "outros" (Sartre)... É um "mal" que juridicamente se refina, e cresce "ecunomicamente", à medida que vai subindo... Elizabeth Anscombe, que poucos "académicos" indígenas terão lido e que os "simples que a nózes todos governam " seguramente não leram... porque ler faz-lhes mal à "cabecinha"...) disse o essencial da "coisa" que agora dá pelo nome de "ação" ... humana...

Sem comentários: