sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Analistas & Cus-laboradores

Fonte: aqui

Contrariando a espiral do silêncio, devo confessar que, quando ouço falar de "analistas" e "colaboradores" o que me vem pavlovianamente à ideia são cus. O analista aparece como aquele que os cheira, ou os perscruta nos eflúvios das cuecas, e cuja oratória é assertiva e penetrante, ou seja, algo de ir ao cu. (Não escondo que, quando penso em analistas, vem-me invariavelmente à mente o dr. Luís Marques Mendes, mas não consigo explicar porquê, poie ele até me parece um homem normal e, de resto, bastante viril). Quanto aos cus-laboradores, eles aparecem-me como aqueles que, por assim dizer, dão prazenteiramente o cu ao manifesto (eu também já dei, por isso fiquem descansados aqueles a quem servir o barrete). Ando até a pensar enviar ao meu ídolo Quim Barreiros - sim, é sincero, admiro-o e admiro o seu magnífico "trabalho independente" em prol da cultura do "Portugal" - a letra de uma canção que compus intitulada "Cantiga do cu-laborador", em homenagem ao homem, mulher ou transgender que, sem vínculo laboral, cu-labora noite e dia, incluindo sábados, domingos e dias santos, para gáudio produtivo da "entidade empregadora", outrora rudemente denominada "patrão" - que nome feio... Eis pois a minha confissão. À qual poderei juntar uma outra: a de que aprecio o anal (além do oral, claro está, de gosto tanto quanto sei praticamente universal), uma vez salvaguardadas as normais condições de higiene íntima. Só lamento a circunstância da minha inaptidão cu-laborativa, dada a crónica hemorroidal da qual sofro e que severamente limita o meu prazer cu-laboral. Gostaria de poder cu-laborar com prazer, pois sou um hedonista e, filosoficamente falando, aprecio tanto o velho Epicuro, quanto desaprecio a ataraxia dos estóicos, como a de Zenão de Cítio, que gostam de cu-laborar apesar do sofrimento e do combalido andar do day after, que aliás pode durar vários meses, tal como pude comprovar nas minhas investigações, dependendo do comprimento e, em especial, do diâmetro da ocorrência. Eles - os estóicos - dizem, e eu acredito, que um cu-laborar sofrente é como qualquer outro sacrifício libertador - o do cilício, por exemplo - e que o importante é dar-lhe um sentido espiritual, cósmico ou divino. Eles lá sabem. Se por acaso encontar por aí algum estóico que me agrade, não excluo a hipótese de lhe dar um empurrãozinho por trás para o ajudar a penitenciar-se, isto se ele o desejar é claro e, repito, se for do meu agrado. Limpo e rapadinho como deve ser, não só mas também por causa dos micróbios da ASAE, com mamas bem feitas, não demasiadamente hormonais, como aquelas em banda que nos olham com aquele sinistro olhar estrábico dos mamilos, nem demasiadamente grandes, tão grandes que não dêem para acreditar. Sim, porque o ser hedonista não impede que se seja um homem de fé, e eu acredito na cu-laboração prazerosa, que o é pelo menos para a maioria dos cus-laboradores, estimuladora da produtividade e da riqueza das nações, como dizia o Adam Smith - o Adão Ferreiro, em português - que tinha aqueles caracóis postiços lindos de morrer.

quinta-feira, 31 de agosto de 2017

A propósoto do T-Roc e da greve na empresa-estado Autoeuropa/Volkswagen...

O T-Roc é um carro (um SUV), da marca Volkswagen, movido a combustível fóssil i.e., gasolina e... gasóleo. É um "carro alemão" - dizem os "analistas". (o "ser alemão" é algo que me transcende, tal como o "ser português", "alentejano", "benfiquista", "portista", "lisboeta", "volkswagen", etc., mas ser "carro alemão" é algo que para mim ainda é mais obscuro e difícil de entender. Mas não é disso que queria falar.)

Faz sentido produzir carros que em breve se espera que deixem de poder circular em várias "cidades europeias", desde logo na bela "cidade alemã" de Munique? 

Faz sentido que uma "empresa-estado" como a Autoeuropa/Volkswagen nuns "estados-empresa" pague e noutros não (e, pelo contrário, até receba, como acontece no "Portugal" e na "Europa" onde a "Autoeuropa" (não sei quem é "ela", mas não há dúvida que é feminina, ao contrário do macho "Portugal") tem recebido "incentivos" financeiros, fiscais, de "formação", etc. que já andam na ordem do bilião de euros) pelo crime ambiental (sim, o crime ambiental da poluição, há muito "consagrado" no "código das penas"  do "Portugal" (Artº 279, alínea b)? O que fizeram então a PJ, as "brigadas" do ambiente da GNR, o Ministério Público" do "Portugal", etc., quanto ao crime de andarem por aí tantos "Volkswagens" a poluir o ar do "Portugal"? Ah, já sei: decerto ou já prescreveu ou um estado não pode criminalizar (ou sequer multar) outro estado, certo? Tudo coisa da "madame" jvstitia, romaníssima (sim, ela sabe-se romana mas eu, uma vez mais, não entendo o que seja o "ser romano"... a "prima" diké já era romana?...) que paira no etéreo da verdade supra-sensível, e dos seus ilustres e dedicados serventes  & associados... a doença da cultura do humano... raiz de todos os holocaustos...

Agora, saber se um estado pode fazer greve é fácil de responder: é claro que sim! Pois a empresa-estado "Autoeuropa/Volkswagen", que são todos os seus "trabalhadores" (há que descontar os desvinculados, ou precários "colaboradores" que juridicamente não contam como "trabalhadores" mas que para o estado-empresa do "Portugal" contam como "empregados"... iguaizinhos aos vinculados trabalhadores... uma perfeira demência jurídica, ou dementiae juris, como adoram os supremos jurisconsulto-res) mais a "cultura de empresa", as suas lendas e tradições, os seus rituais e mitos fundacionais, a sua língua própria, as suas leis-regulamentações e o seu "território-propriedade", incluindo o "intelectual-patenteado" ...) fez greve!

Há que ver que há na criatura jurídica "Autoeuropa/Volkswagen" também um dualismo alma-corpo... que a alma (i.e., a administração ou "cérebro" que está no CEO e com o CEO) está zangada com o corpo (i.e., com os ditos "trabalhadores" e "colaboradores" que habitam a caverna), pois aquela não queria que este fizesse greve... É o que acontece no estado-empresa, com os seus altos e baixos (e baixíssimos) magistrados que estão no CEO... e ... o "povo nobre e imortal" que polula nas cavernas... 

Para que tudo fosse belo e completo só faltava mesmo uma greve da alma... mas isso ao que parece nunca aconteceu... é algo que os sindicatos desconhecem e talvez seja  até uma impossibilidade... da "cultura"  Vivam pois os sapos, as salamandras, o irmão sol e os irmãos lua e oceano que jamais "greveiam", e, sobretudo, os humanos corpos belos que ainda restam por aí, em especial depois dos 30, que são os sobreviventes da`devatação do "crime legal" diariamente perpetrado pela dita "indústria alimentar", suas empresas-estado e seus amáveis serventes, incluindo os "produtores" agrícolas e agropecuários... que ofensa maior para os animais e as plantas, que são quem de facto produz e se reproduz, serem transformados assim em "objetos" de produção humana... coisa de "jardineiros" dementes... essa de se chamar "produtor de maçãs" ou de "batatas", por exemplo, para humilhação, neste caso, das macieiras e batateiras!

O "macaco humano" - e eu, sem dúvida, sou um deles - haverá um dia de perceber para que servem "exatamente" as "leis" das ditas empresas-estado e dos ditos estados-empresa... digo assim, porque o esforço jurídico-"científico" de "desdobramento do conceito" tem sido enorme aos longo dos milénios; por exemplo demonstrando que a "empresa" só apareceu no século XIX com a dita "revolução industrial"... o conceito jurídicco de empresa entenda-se, coisa que até pode ser verdade... mas daí a dizer que a empresa antes não existia, ou que o estado ou o império não foram "exatamente" como grandes empresas, vai a distância da deliberada falsidade... é como se só os olhos da alma vissem... e os outros fossem cegos ou não precisassem de ver, daí a venda na venta da dita senhora, a "romana", jvstitia. Só tenho pena de já cá não estar para ver a primeira greve da alma...

Boa noite e bons sonhos. Talvez a gente um dia ainda se encontre por aí. Ou talvez não, que é o mais certo.

terça-feira, 29 de agosto de 2017

Zarathustra did not spoke like this ...

[...] Stop listening to everyone else. [...] The world is waiting to hear what you have to say. [...] ??!! So, logically, the "world" is not listening to the advice... just "me", right? And then, for sure, God is not dead... because He is who is talking to "me" here, right? He tells me: "Listen to Me" and forget what everyone else says... Now, admitting we all do the same, how the "world" of the "prophecy" would be like? Remember what "prophecy" says: out there is a "world" waiting for "what you have to say". A "world" where people are no more listening to everyone else. Now if you say something, who's really the listener? God is the answer; He or someone in His place. The "world" therefore is like a huge spherical onion, at the center of which God is positioned, listening to you and giving you "good" advice, you who are in one of the layers of the onion, doing your job for "Him". Such "world" can only be a totalitarian one, just as Hannah Arendt once described itNot a world of supermen but the world of a "superman", a global juridical creature, or a global leviathan, that sets out the rules and the pace of all things. You are a nothing at the service of everything and, in practice, nobody is listening to you. And that's still a "world" ruled by morals, since "He", the monstrous creature, always gives you "good" advice. This is not the world envisaged by Zarathustra, nor by Socrates, but the "convenient" interpretation of Nietzsche and Plato, the one that imposes to humans a global slavery state and agenda. So this is my advice: be aware of such ridiculous (and though, dangerous) advices telling you, in this case, how to transform your life in less than a year. For that you must always ask yourself for the identity of the "advisor" - who is "he" the so much interested in the transformation of my life, where "he" lives and how he or she lives, who pays him or her for telling me things like this, etc.  And meanwhile of after that, try to give him or her your enlightened advice, or try to share with him or her your experience of life or your particular concerns with life.  You'll probably see that there is a "nothing" out there, a "nothing" that wants you like him or her...

Valdemar J. Rodrigues
Sintra, August 29th, 2017

quarta-feira, 21 de junho de 2017

Incêndios "florestais": a pergunta "simplesmente dificílima", em 10 necessárias formulações...

A pergunta simples, demasiado simples para que os chamados "jornalistas" a consigam fazer, eles que estudaram a "ciência da comunicação", "imagem" e "marquetingue", etc.,  matérias da maior gravidade "inteletual-florestal"...

1. Senhor "prezidente da junta", que deputa na "assembelia municipal" onde se aprovam as "contas municipais" do "prezidente" e do "avariador-chefe" da concelhia partidária, o qual acumula com a administração da "empresa municipal", da "empresa privada SA" de "serviço público", etc. - o que foi que fez exactamente nos últimos anos do mandato para prevenir os incêndios florestais da sua freguesia ou "união" de freguesias?
2. Senhor "avariador" da (des) protecção civil, da "floresta", do "meio" ambiente", etc., a mesma e simples pergunta: o que fez em concreto no seu último mandado para prevenir os incêndios no município?
3. Senhor(a) "técnico superior" da autarquia da área "especializada" da floresta e do incêndio, da "desengenharia da floresta", do "meio ambiente", do "desordenamento", do "desurbanismo", etc.: o que fez em concreto nos últimos anos para prevenir os incêndios no município?
4. Senhora "autoridade" dos bombeiros e da "desprotecção civil" local, regional e nacional: a mesma e simples pergunta: o que fez em concreto no seu último mandato para prevenir os incêndios florestais no Portugal?
5. Senhora "autoridade policial" nacional, municipal e submunicipal (i.e., o interlocutor local para a "segurança", vulgo o "bufo"); o que fez em concreto no seu último mandado para prevenir os incêndios florestais no município, no Portugal, etc.?
6. Senhor "ICNF", "autoridade florestal" nacional, etc.: o que fez em concreto nos anos mais recentes, para além de "leis", "estudos" e #pareceres#, para prevenir os incêndios florestais no Portugal?
7. Senhoras "associações" e "afundações" bondosas e caritativas, de misericórdia, solidariedade social, eco-ambientais, florestais, locais, regionais e nacionais, internacionais, etc.  : o que fizeram em concreto nos últimos anos para prevenir os incêndios florestais nas suas "zonas de influência"?
8. O importante mesmo é votar na autárquica. E depois nas outras. Há que confirmar os previamente "eleitos" pelos partidos... Os partidos precisam de "nós", pelo menos de alguns de "nós" suficientes para mascarar a abstenção, para que ela no conjunto não ande acima dos 60% (a constituição do dr. "miranda & associados" esqueceu-se do limite da abstenção, mas para "compensar" não esqueceu do "científico" método de Hondt...) É muito linda a "desmocracia" do "nós" Portugal & associados que és tão lindo... Por favor respeitem-na e ajudem-na! Ela precisa muito muito muito muito muito de vós! E por isso votem, votem, votem, votem, votem... de qualquer maneira "exceto" branco...
9. E há, para já, que parir as "leis", o "pacote" inteiro para que "marosca" se faça sem dor, e no escuro como convém: «O que não se vê não se sente!», diz o"povo"...
10. Puta que os pariu, com 2% de desconto para as "exceções"... cambada de incendiários...

sexta-feira, 16 de junho de 2017

Não resisti! É uma grande música das Cocktail, um verdadeiro hino à (jurisprudencial) Prescrição


Amo as Cocktail e não resisti a partilhar aqui esta música da minha infância, que gostaria agora de dedicar ao sr. prof. dr. Manuel Pinho-Pin, ex-ministro da "economia e inovação" do Portugal e "atual" Visiting Professor da Columbia University, aos queridos autarcas-Pin - lembram-se desta querida, por exemplo? - deste lindo jardim à beira-mar plantado assim, e a todos os gestores-Pin do dito Portugal, entre os quais destacaria, aleatoriamente porque são imensos - são mais do que as mãezinhas! - o medalhado doutor Zeinal Mohamed Bava-Pin, honoris causa pela universidade da beira interior (em 2014), e o condecorado dr. António Mexia-Pin, homem de muitas energias que não se cansa de evangelizar na área da «corporate governance» e das «boas práticas de gestão», até as crianças do interior mais ou menos esquecido do Portugal. (Já que passámos por Leiria, fica também um kiss para a querida (e condecorada) jurista e gestora Maria Celeste Cardona-Pin. A dedicatória final é a mais importante, e vai para uma "senhora": a sra. dra. "Justiça" do Portugal & afins, "campeã olímpica" da Prescrição na categoria de "pesos pesados". (A medalha de prata, na mesma categoria, é da sra. dra. "autoridade tributadora" e a de bronze não sei, mas aposto que seja "privada", algum escritório do tipo Aristóteles da Cunha & Associados). Boa noite, boas audições e desculpem qualquer coisinha.

 

quarta-feira, 10 de maio de 2017

Milagres da fé jurídica III - o "trabalhador independente"

O "trabalhador independente" é, mundanamente ou na prática, uma impossibilidade jurídica (ou, em latim, como tanto gostam os nossos jurisconsultos-jurisconsultores, uma impossibilitatem iuris.) Pois ou se é trabalhador ou não se está "juridcamente subordinado" ao patrão e, como tal, é-se independente deste. As duas coisas ao mesmo tempo é que não, pelo menos para a maioria sã das mentes que trabalham e que não ganham a vida a criar e a "desdobrar" conceitos. Mais vale tarde do que nunca, e nunca é tarde para aprender! - dir-se-á com razão. Estranho mesmo é haver por aí tanta gente a falar de uma "impossibilidade jurídica", incluindo a amabilíssima "autoridade tributária". Mas compreende-se. Afinal não há também tanta gente por aí que fala de pontos, rectas e triângulos quando na verdade o ponto, a recta o triângulo para "nós" não existem? Para "nós" habitantes da Caverna (de Platão) que neste "mundo sensível" mais não vemos do que sombras projectadas das formas puras? Formas que somente a razão jurídica consegue ver. Nietzsche tinha razão: o platonismo da escola-cultura torna absolutamente desprezível a natureza e o mundo sensível em que vivemos.

sábado, 6 de maio de 2017

Milagres da Fé Jurídica II - A obsolescência programada

A destruição da propriedade alheia é crime. No entanto, a obsolescência programada não é. A "dificuldade em ser" deve estar na dificuldade de "provar", na obtenção da "matéria de fato" que inexoravelmente comprove o "crime". Afinal, os "manuais de instruções" quem os fez foi 1 engenheiro e um batalhão de advogados, dirigidos por algum nome ilustre da jurisprudencial praça. A "dificuldade" deve ser a de que na "empresa tecnológica", à semelhança da empresa de telecomunicações, devem  trabalhar 2 engenheiros electrotécnicos, um deles avençado e o outro com MBA em  "business administration" ou em "corporate strategy" obtidos na Harvard B.S., na Católica B.S. na "Oporto" B.S. ou em qualqquer outra B.S. de um ranking das 250 melhores B.S. do mundo conhecido e seus arredores; 2 engenheiros informáticos, em part-time; 1458 advogados sob supervisão da Obsolex & Associados S.A., empresa especializada em "obsolescência legal" em cujo "conselho de gestão", ou "curadoria", devem estar vários ilustres "jurisconsultores" da FDUL, da FDUC, da FDUNL ou de qualquer outra FD nacional, com acesso à "deputação", e, mais "indiretamente" talvez, por via de contrato de outsoucing,  para aí uns 150 "colaboradores" de call-center. Deve ser esta a enorme, a grandecíssima "dificuldade" que há em colocar no "código das penas" o crime da obsolescência programada. Boa noite e durmam bem. Quando o portátil, a varinha mágica, o multifunções ou o carregador de bateria do telemóvel deixarem subitamente de funcionar, por razões que a razão desconhece, e "acidentalmente" perto do termo do prazo da garantia, não hesitem; reclamem e peçam "ajuda" à DECO, à ASAE ou então à Obsolex & Associados S.A. - os seus "colaboradores" irão certamente tratar-vos da "justiça" ...

segunda-feira, 1 de maio de 2017

E o dia do colaborador?

Falta o dia do colaborador ou seja, o dia do "sem vínculo laboral", do "recurso humano" "juridicamente insubordinado " que colabora na sua própria exploração...

sábado, 18 de fevereiro de 2017

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

A minha proposta

A minha proposta, que desejo politicamente construtiva, visa em particular responder àqueles que me acusam de ser do contra ou, pelo menos, alguém sem esperança no governo e na política. Ponho-a à vossa consideração, pois estou certo de que ela não é nem ideal nem perfeita; parece-me, contudo, em linhas gerais possível, apesar de obviamente ambiciosa. Como não sou especialista em direito nem em ciência política, é provável que ela não seja sequer original. Se quiserem e puderem, agradeço que me apontem as faltas de originalidade, bem os autores originais (ou eventualmente programas políticos de partidos) que, de imediato, passarei a citar.
É assim: se os candidatos às juntas e assembleias de freguesia são "eleitos" pelas concelhias partidárias, então vote-se nas concelhias partidárias ou, então, acabe-se com as juntas e assembleias de freguesia; se os candidatos às câmaras e assembleias municipais são "eleitos" pelas distritais partidárias, então, vote-se nas distritais partidárias ou acabe-se com as câmaras e assembleias municipais; e assim sucessivamente até se votar em quem efectivamente "elege" o governo e os deputados ou, alternativamente, até se acabar com o governo e o parlamento nacionais. O político deve responder politicamente a, e estar politicamente dependente de quem o elegeu (responderá obviamente perante o país e as instituições nacionais, tal como perante outros países e instituições internacionais, naquilo que for do acordo e consentimento comum dos respectivos colectivos); por outras palavras, ele não é "empregado político" de mais ninguém a não ser daqueles que democraticamente o elegeram. Se isso não for possível - e parece que não é - então acabe-se de uma vez por todas com a fraude da "democracia representativa", e que hoje apenas representa uma ínfima parte da população que (ainda) milita nos partidos e/ou que os controla (são aliás os partidos que dão sinais de não precisarem de muitos mais militantes, porque já lhes bastam os poucos que vão tendo e, principalmente, porque há a generosodade do Estado que os financia, aos maiores entenda-se). Em democracia as eleições não podem ser mero "formalismo" de confirmção daqueles que, na verdade, já foram de alguma maneira previamente escolhidos, isto sob pena de a democracia não ser. Por outro lado, é irracional haver tantos níveis de governo quando, na verdade, há um nível superior, uma espécie de cúpula ou "papado político" nacional (e supra-nacional), que manda em todos os níveis de governo que estão "abaixo". A questão é que isso não é próprio do ser da política; é próprio, quando muito, do ser da administração. Porém a política não se reduz à administração, sob pena de o Estado se transformar num Estado-empresa, ou numa Empresa-estado, tanto faz, orientado apenas para fins, e seguindo critérios, puramente económicos e financeiros. O dinheiro é, obviamente, crucial e porventura a questão mais importante. Marx, que errou em muitas coisas que disse e escreveu, esteve certo porém quando falou em "economia política", não separando entre economia e política. Fazê-lo é aceitar um idealismo pueril que, mais tarde ou mais cedo, acabará por pagar-se. O dinheiro público urge pois poupá-lo e usá-lo bem e racionalmente, mas para haver a tal ligação à política a coisa devia ser totalmente reformulada ao nível fiscal e da estrutura dos orçamentos públicos nacionais, regionais e locais. Não faz sentido, por exemplo, o Estado central dispor de um orçamento tão grande face ao do conjunto das regiões autónomas e dos municípios. Tal como não faz sentido os municípios, que o imitam, disporem de um orçamento tão grande quando comparado com os orçamentos das correspondentes freguesias. A começar por "baixo", pelas juntas de freguesia, a fiscalidade e os orçamentos deviam ser mais flexíveis e estar, em todo o caso, dependentes da disponibilidade para pagar dos respectivos eleitores. O mesmo para os municípios, para as regiões e para o país no seu todo. Sendo que, ao chegar-se ao Estado nacional e à sua administração, haveria este de dispor de um orçamento mínimo, correspondente a uma pequena percentagem do PIB nacional (digamos que da ordem dos 5%), para acorrer às desigualdades regionais e locais subsistentes, à justiça e à defesa nacional. Segurança, saúde, educação, ambiente, cultura, defesa do património, etc. deviam ser políticas públicas maioritariamente de cariz infra-estadual, infra-estadualmente geridas e maioritariamente sustentadas por uma fiscalidade própria de base regional e local ou seja, sustentada pelas populações alvo dessas políticas, e nas condições em que hajam consentido nelas e nos seus objectivos. Sempre achei que era essa a ideia do "pensar globalmente, agir localmente" da (esquecida) Agenda 21. Não só a administração pública se tornaria mais eficiente, e os agentes políticos nacionais, regionais e locais mais responsáveis, como os respectivos serviços seriam fortemente estimulados do ponto de vista técnico, atendendo ao exercício de facto das suas competências. Eis portanto a minha proposta.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

A esquerda/direita da ortografia do português, segundo o arqtº José António Saraiva

A dialéctica esquerda/direita em democracia necessita de pretextos;

A ortografia é um deles: segundo o arqtº Saraiva ser de esquerda é rejeitar o AO 1990; aceitá-lo é ser como se deve ser ou seja, de direita (i.e., a "prima" do direito). Na sua "perspetiva" o dr. Bagão Félix, por exemplo, é um homem de esquerda. Tal como o dr. Manuel Monteiro. Interessante esta nova modalidade divisória. Ser de esquerda é, segundo ele, ser "reacionário"; recusar "adotar" um AO que é "mera" convenção. Até eu, um pobre coitado, sou agora também de "esquerda". Eu já devia ter suspeitado...

O arqtº Saraiva não é advogado de formação (embora advogue muito) mas sim "arquiteto". Como "arquiteto" devia saber que há o lado estético da escrita, e que são muitas as palavras que na nova "redação" ficam feias, para não dizer horríveis. Mas os grandes "arquitetos" apreciam o "choque estético"; é ele que tantas vezes lhes assegura os prémios de "arquitetura". Concordará que por isso são de "esquerda", os grandes "arquitetos"? Certamente que não! Só seriam de esquerda se em vez de "arquiteto" escrevessem arquitecto. É sempre bom saber de que lado se está, e o arqtº Saraiva está do lado certo. Sempre esteve e estará do lado certo, que é o lado dos fortes e dos bons. O lado que sabe que para construir é preciso destruir. Desconheço-as, mas é óbvio que deverão ter sido inúmeras as vantagens políticas e económicas do AO. O "português europeu" salvou-se da extinção ao mesmo tempo que o "português unificado" se impôs, abrindo portas ao Portugal dos negócios e do direito internacionais. Ele terá concerteza as estatísticas, ou então tê-las-á seguramente o "Pordata" do dr. Barreto. Em particular, deve ter sido colossal o impacto do novo AO 1990 no PIB, no défice e na dívida públicas, além, claro está, de nas exportações "nacionais". Nós, estúpidos e profanos, ou profanamente estúpidos, é que não sabemos ver. Não temos olho para a coisa. Nas escolas reina a alegria de um admirável mundo que prossegue a grande marcha da língua portuguesa unificada. O arqtº Saraiva insiste na pequenez da coisa, que para ele é mera convenção. É como conduzir o automóvel pela esquerda, em vez de pela direita. O importante é mesmo fazer-se transportar e chegar ao destino. Tal como é importante que cada geração de grandes "arquitetos" marque a sua presença no mundo, que cause o seu "choque" cultural, impondo ao mundo um pace e um "estilo" sempre novos, sempre diferentes. Pergunta ele: «Por que razão no século XIX o som hoje representado pela letra ‘f’ se escrevia com ‘ph’? Por que se escrevia ‘pharmacia’ e hoje se escreve ‘farmácia’? Porquê?». Ao que nós respondemos aquilo que podemos responder: que não sabemos. Talvez o pai ou o avô dele pudessem responder; talvez a resposta fosse: «Porque nós também chocámos e marcámos a nossa passagem pelo mundo!» Se fosse "mera convenção", como diz, então porque razão não aceitaria o arqtº Saraiva a convenção que estava? Porque não continuou ele a escrever tal como aprendeu nos bancos da sua escola? E porquê tanta atenção, tantas reflexões, décadas de artigos em defesa do AO90?

A história do AO90 está feita; os seus "objetivos" foram largamente alcançados. Parabéns pois à "prima" e ao arqtº Saraiva: uma vez mais a história é irreversível; não é possível voltar atrás. É assim mesmo há milénios, desde os tempos do Moisés que Freud acreditava ser egípcio! Parabenize também em meu nome, se fizer favor, o dr. Balsemão, o dr. Santos Sinva e a tantos homens de "direita" quantos lhe aprouver parabenizar. (Diga-lhes que são os parabéns do Valdemar, aquele gajo lá de Cós, uma aldeia que agora, pelos vistos - e ele também não sabe porquê - passou oficialmente a grafar-se Coz, tal como dá conta o "respetivo" brasão de armas. Eu sei que eles me conhecem, pelo menos em espécie, porque não há nada nem espécie alguma que eles não conheçam. Eles estão sempre a um dedo de Deus e da omnisciência, como pintou o "Miguel" lá no "teto" da capela.) A "vitória" do AO mostra que são mesmo os homens que fazem a História, ou pelo menos alguns deles, os de Gnose, os de Génio... Eu, enquanto não me puserem o "garrote", faço assim: "adoto", enquanto me lembrar, as aspas nas pavavras com a nova "redação". Fico no meio termo, e rio. Até porque rir faz muito bem à saúde.

Sintra, 8 de Fevereiro de 2017



segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Grandes descobertas da "humanidade" - I

A maior - para não dizer a única! - "descoberta" da ciência política é a de que a vida humana sem Estado não é viável...

Dos mistérios da fé jurisprudencial, nomotética ou jurídica I - Os nomes e as coisas

Era tão bom que uma coisa chamada ASAE conseguisse ver a QUALIDADE dos alimentos que estão à venda, e não apenas a "batéria" da colher de pau e o galheteiro do óleo de azeitonas (sim, que essa "coisa" soubesse distinguir, por exemplo, entre azeite e óleo de azeitonas...)

Porquê dar o mesmo nome a coisas diferentes e não ver aí nenhum problema ou ilegalidade... é como dar nomes diferentes a coisas essencialmente as mesmas... Mas eis porventura o grande mistério da fé jurisprudencial, nomotética ou jurídica; porventura o primeiro e o maior de todos mistérios!

Ah, e já agora: que a ASAE soubesse que quando por exemplo os ténis da Nike ou da Adidas vêm do Paquistão ou do Bangladesh o mais certo é já virem contrafeitos de origem...

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Coisas que se aguardam com "espetativa"...

- Teoria do deus-robô, criador do adão-robô, da eva-robota, do céu digital e de todo o universo robótico;
- O " pecado original" do ser-robô;
- Definição do conceito jurídico de robô e robota, de identidade e nacionalidade robótica;
- Estudos metafísico-teológicos sobre moral e religiosodade robótica;
- Advento da filosofia robótica e da teoria do Estado-robô;
- Technoleviatã e demais obras proeminentes sobre a sociedade digital, a vontade geral e o bem comum robóticos; formulação de teorias da justiça robótica e do contrato robô-social;
- Consagração de deveres e direitos contitucionais aos seres robô, desde logo o direito à vida robótica;
- Personalidade jurídica e responsabilidade civil e criminal dos seres-robô:
- Inclusão do princípio de não descriminação de robôs e robotas;
- Sindicatos de robôs e demais associações de robôs e robotas;
- A rôbo-psicologia, a rôbo-psiquiatria e a sexualidade robótica;
- O desenvolvimento do ramo do "direito das máquinas", e dos respectivos códigos, a acrescentar aos diversos ramos do direito já existentes, e nomeadamente ao direito do trabalho;
- etc. etc.

Adenda clarificadora: Os robôs não pensam. Pensar não é a mesma coisa que cogitar, não é o mero inteligir da inteligência. Os robôs não falam com o outro que há neles (eles são 1 em 1, ao contrário do humanos que, ao pensar, são 2 em 1) nem se perguntam pelo significado da vida e da morte, por exemplo. A questão é pois o pensar, e se o intelecto, na sua agitação juntamente com a da vontade, puder impedir o pensar, o que acontece é que os humanos deixam de pensar ou seja, deixam de ser humanos e tornam-se iguais aos robôs. Os robôs (e "robotas", já agora!) são utilíssimos, existem há milhares de anos sob a forma de escravos ou "animais humanos", e por isso oxalá nos libertem definitivamente do trabalho. Para quê? Ora, para que possamos pensar e, dessa maneira, possamos ser humanos. Parece que a maior dificuldade da empresa são os próprios estados, com suas leis arcaicas ainda apostadas na defesa dos chamados direitos de "propriedade intelectual"... uma coisa que vem na Constituição dos EUA...

Se os robôs e as robotas fossem de facto inteligentes, há muito que tinham assumido o governo-de-si... Para mais clarificação sobre o pensar, leia-se:  https://readinggroupcork.files.wordpress.com/2012/07/hannah-arendt-the-life-of-the-mind.pdf